Respiração - Práticas para o bem viver


Bem pessoal, reuni aqui algumas medidas para o bem-estar físico e conseqüentemente o bem-estar espiritual. Assim, estarão prontos.
Não fiquem neurados com os conselhos médicos, sigam na medida em que tenham vontade. Lembrem-se “cada um é um”. Sugiro “sigam o coração”.
Carinho.
Martha Cibelli

TÉCNICA PRANAYAMA DE RESPIRAÇÃO NA CAMINHADA
Mens Sana in Corpore Sano
(Mente Sã em Corpo São)


Muitas pessoas desistem de caminhar porque se cansam facilmente. Em parte, isso se deve à falta de condicionamento físico, mas a principal razão é que elas gastam mais energia do que absorvem, devido à respiração incorreta.
Esta técnica de respiração yóguica é altamente recomendável para aqueles que praticam a caminhada diária, pois além de equilibrar as correntes eletromagnéticas do corpo - condição básica para o estado geral de saúde, ela colabora para a tonificação de todo o sistema cardiorrespiratório e cardiovascular. ENERGIZA!

A caminhada deve ser feita de preferência em locais livres de poluição e poeira, pela manhã ou ao anoitecer. O corpo deve estar ereto durante a caminhada. A inspiração deve ser lenta, contínua e profunda, em ritmo com a passada, contando-se mentalmente 1, 2, 3, 4; exalando-se em seguida, no mesmo ritmo, mas aumentando a contagem até 1, 2, 3, 4, 5, 6. A expiração sempre mais longa que a inspiração. Os iniciantes e, em particular, as pessoas doentes ou enfraquecidas, se necessário podem inspirar e exalar no mesmo número de passadas rítmicas. Toda dificuldade desaparecerá na semana seguinte, e essas pessoas serão capazes de praticar como o recomendado. (Os praticantes de yoga ou pessoas com tendência devocionais poderão usar o nome de Deus ou o Mantra "OM" em substituição aos algarismos de contagem dos passos). Quando o ritmo de passos 4/6 ficar bastante fácil, aumentar a inspiração/ expiração para 6/8 passos respectivamente durante algumas semanas. Quando se tiver perfeito controle sobre esse estágio, aumentar a respiração para 8/12 passos e, finalmente, para 12/18 passos para inspiração/ expiração - que é o limite final para o ser humano. Tendo alcançado esse limite, você não tem mais necessidade de contar os passos e sim, de mantê-los ritmados, inspirando e exalando de acordo com a sua capacidade. Após dois ou três anos de prática, você pode fazer esta técnica de respiração controlada durante toda a sua caminhada, digamos, de uma hora, sem qualquer parada ou pausa.


Muito cuidado em não apressar o aumento das respirações e não prolongar a prática além da sua capacidade atual. O sucesso depende da prática regular e lenta, como em todo o processo da yoga. Lembre-se que você não deve se sentir ofegante durante a prática. Se isto ocorrer, significa que você exagerou, devendo, então, voltar a duas ou três respirações normais, para depois voltar à prática. Durante algumas semanas, a prática deve ser de dois minutos no início da caminhada, dois minutos no meio e dois minutos no final, isto é, seis minutos ao todo na sua caminhada de meia hora. EXEMPLIFICANDO: (2x3) = 6 minutos, isto é, 2 minutos x 3 (início, meio e fim da caminhada) = 6 minutos. Assim que sentir que a prática está fácil, aumentá-la para (3x3) = 9 minutos; uma vez vencido também esse estágio, ser-lhe-á permitido aumentar para (4x3) = 12 minutos; (5x3) = 15 minutos e até mesmo (6x3) = 18 minutos.

Dessa forma, você poderá aumentar o tempo da prática de meia hora para uma hora. Lembre-se que não pode haver pressa na prática. A continuidade da prática aumentará a capacidade dos alvéolos pulmonares. Assim, quando você se sentir à vontade no ritmo 8/12 passos, aumente-o para 12/18 passos, que é o limite máximo deste exercício respiratório.
Depois de um ou dois anos de prática regular no ritmo 12/18, será fácil para você fazer este exercício respiratório sem pausa, sem repouso, não importando o tempo da caminhada, inspirando durante o máximo de passos que você puder dar e exalando lentamente durante o maior número de passos possíveis.

PRECAUÇÕES:



Praticar sempre com o estômago vazio. Observar um intervalo de 4 a 6 horas entre a última refeição e a prática. Não há problema se tiver ingerido somente líquido (água, chá, chimarrão, etc.). Esvaziar a bexiga. A inspiração e a expiração devem ser lentas e contínuas. Sua profundidade e duração, assim como o número de vezes, devem ser aumentadas com muita prudência, levando-se em consideração a capacidade individual durante todo o tempo. Respirar sempre (inspiração e expiração) pelo nariz. Se, eventualmente, surgir qualquer sensação de peso ou aperto nos pulmões durante a prática, como, aliás, em qualquer tipo das técnicas respiratórias da yoga (pranayamas), é sinal que o limite e a capacidade individuais foram ultrapassados e, neste caso, repousar por um ou dois dias, ou até que aquela sensação desapareça completamente e, só então, voltar à prática.

EFEITOS BENÉFICOS:

Pranização (carga de prana, bioenergia, energia vital) de todo o organismo. Extirpação de tensões em nível físico, mental e emocional. Cura, rápido e radicalmente, resfriados, gripes, tosse, dores de cabeça. Fortalece o coração e os pulmões. O sangue é purificado. O movimento de pernas e braços, ritmado com a respiração, torna ainda mais ativo o sistema circulatório (estimulação da circulação arterial, capilar, venosa e linfática). Indicado na profilaxia das afecções pulmonares em geral, tuberculose, asma, bronquite. Poderoso auxiliar na convalescença. Indicado até mesmo para as pessoas bem idosas, que terão seu processo de envelhecimento retardado face à normalização de sua função respiratória, injetando vida e vigor em seus organismos. Normalização da pressão arterial. Regularização de todo o aparelho digestivo. Combate a prisão de ventre. Tonificação de todo o sistema nervoso. As glândulas sudoríparas são estimuladas. Desintoxicação. Neutraliza o excesso de ácido láctico (fadiga). Mente clara, aumento da percepção e memória. Intelecto aguçado. Poder de concentração.

PROFESSOR COSMELLI
Publicado pela revista oficial da British School of Yoga 





EVITE A RESPIRAÇÃO COM A BOCA


A respiração bucal ocorre quando, na maioria das vezes, existe um impedimento à respiração nasal.

Geralmente, crianças com alergia respiratória, obstruções mecânicas como: desvio de septo, hipertrofia das adenóides e ou amígdalas, problemas ortodônticos e presença de hábitos parafuncionais, como sucção de polegar e/ou chupeta por período prolongado, roer unhas, mostram uma respiração predominantemente bucal, durante o dia e à noite.

As Consequências na Respiração Bucal ...
Além de maior exposição às infecções, o respirador bucal, possui uma fisionomia de pessoa cansada,formato do rosto longo, com olheiras, boca sempre aberta, cansaço respiratório, mau hálito, "baba" noturna e roncos.

A postura de toda estrutura facial e corporal fica alterada. O corpo reage com compensações para respirar melhor, modificando sua postura.

A dificuldade para respirar pelo nariz, pode atrapalhar a qualidade do sono, e o nível de concentração da criança durante o dia, podendo estar associado a dificuldades escolares.


Estudos referem menor oxigenação cerebral quando a respiração ocorre pela boca.

CONSEQUÊNCIAS NA ALIMENTAÇÃO:

Freqüentemente o respirador bucal come rápido, mastiga pouco, utiliza líquido para auxiliar na deglutição, prefere alimentos moles, de fácil mastigação, a língua projeta-se durante a deglutição entre os dentes. Existe um cansaço para se alimentar e muitas vezes a criança rejeita grande parte da refeição.

Com tantas alterações na postura dos órgãos fonoarticulatórios, em repouso e na alimentação, é comum a presença de distúrbios articulatórios na fala.
Reações de irritabilidade, impaciência, também são consideradas.

O QUE FAZER?

Através de uma boa avaliação interdisciplinar, a respiração pode ser corrigida por meio da atuação médica e reabilitadora: otorrinolaringologista, alergista, pediatra, cirurgião, pediatra, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, ortodontista e psicoterapêuta.

RESULTADOS

Com certeza, o conforto respiratório, melhora da musculatura, postura, alimentação funções orais, aspecto estético, vão proporcionar melhor saúde e qualidade de vida.

Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, melhor para a reabilitação, que estará atuando durante o desenvolvimento global da criança.


Fonte: Unifenas 



EVITE SOBRECARGAS NA COLUNA E PREVINA AS DORES



Ao andar, fique com a cabeça erguida e mantenha o olhar na horizontal, com os ombros para trás, pois a projeção dos ombros para frente pode ocasionar retração dos músculos peitorais e influenciar na respiração, sendo que caminhar com a cabeça baixa pode levar a uma cifose (coluna curvada).

Em dia de compras, dispense o salto alto e opte por sapatos de salto com no máximo dois dedos de altura, evitando os calçados de bico fino.

Tire o peso dos ombros e alterne a posição da bolsa, pois carregar a bolsa sempre de um mesmo lado pode resultar em escoliose (desvios laterais da coluna).

Distribua o peso do corpo sobre os dois pés quando estiver em pé a fim de evitar diferença na altura do quadril.

Evite permanecer sentado sem apoio para as costas por tempo prolongado.

Evite levantar e carregar pesos (calcule que o objeto pese até 10% do seu peso).

Durma de preferência de lado com um travesseiro entre os joelhos. Dormir de bruços não é a opção recomendada.

Evite a postura de modelo e a postura desleixada, pois ambas provocam sofrimento tecidual.

O colchão e o travesseiro devem ser adequados para você. O travesseiro deve preencher o espaço entre o ombro e a cabeça, deixando assim a coluna vertebral alinhada.


 
AUTOMASSAGEM PARA PROBLEMAS DO DIA-A-DIA

ISSO IRÁ MELHORAR SUA QUALIDADE DE VIDA...




Para aliviar dores nos ombros faça pressão das pontas dos dedos em todo o músculo da região. Repita o movimento até sentir alívio. 





Quem usa sapato ou salto alto vai adorar este movimento. Coloque a bolinha sob os pés e deixe-os curvarem. Faça movimentos para frente e lados. 



 

Agora a bolinha de tenis no limite entre o músculo do pescoço e o crânio. A posição deve ser feita até que ocorra o relaxamento. 




Quando a dor de cabeça de pegar, pressione a parte superior do maxilar com o nó do dedo indicador por 15 segundos.







CONSELHOS MÉDICOS



Vinte (20) conselhos das Universidades de Medicina:

01- Um copo de suco de laranja
Diariamente, para aumentar o Ferro e repor a vitamina C.
(se não tiver problemas de acidez no estômago)

02- Salpicar canela no café
 (mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue).

03- Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral
O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais Ferro que tem o pão branco.

04- Mastigar os vegetais por mais tempo.
Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.

05- Adotar a regra dos 80%:
Servir-se menos 20% DA comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.

06- LARANJA o futuro está na laranja,  que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.

07- Fazer refeições coloridas como o arco-íris .  
Comer DIARIAMENTE, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, Verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.

08- Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate.
Mas escolha as pizzas de massa fininha.  O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando OS tomates estão em molhos para massas ou para pizza .

09- Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente .
As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-Las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.

10- Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória...
 Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova...  Leia um livro e memorize parágrafos; escreva, estude, aprenda. Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.

11- Usar fio dental e não mastigar chicletes .  
 Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem OS vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração.  Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.

12- Rir.  
Uma boa gargalhada é um 'mini-workout', um pequeno exercício físico: 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida.  
Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e OS anticorpos.

13- Não descascar com antecipação.  
 Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos.  Isso aumenta OS níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.

14- Ligar para seus parentes/pais de vez em quando.
  Um estudo DA Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã .

15- Desfrutar de uma xícara de chá.   
O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá Verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias.  Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.

16- TER UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO.
As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem OS cientistas DA Cambridge University.  Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.  

17- Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche.
 Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas DA Harvard Medical School; vantagens outras são conseguidas através de verduras frescas.

18- Reorganizar a geladeira.  
As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói Os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem.  Por isso, é melhor usar á área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tapeware escuro e bem fechado.

19- Comer como um passarinho.  
A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes.  E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.


20- Uma banana por dia quase dispensa o médico, veja:  "Pesquisa da Universidade de Bekeley”.

A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais, então, é ou não é um remédio natural contra várias doenças?


21 - e, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:  

- comer chocolate.
Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio..

- pensar positivamente .  
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas,  que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos queridos e mais amargos.

- ser sociável.
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.

 - CONHECER A SI MESMO.  

Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o 'ser' sobre o 'ter'  têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida...


'Não parece tão sacrificante, não é verdade?  Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...  
É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca:

'Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável'!

"Crie bons hábitos e torne-se escravo deles, como costumamos ser dos maus hábitos".

Enfim, é isso.


******************************************************************
Divulgado pelo espaço Astrologia_autoconhecimento
******************************************************************

0 comentários:

Postar um comentário

Vamos lá pessoal

O AMOR CURA

Followers

Total de visualizações de página

Martha Cibelli. Tecnologia do Blogger.

Quem sou eu

Minha foto
Praia Seca, Araruama, Rio de janeiro, Brazil
Repito Ghandi: Seja a mudança que você quer ver no mundo.
De A Cura
De A Cura